Logon
Responsabilidada Social Corporativa
​​​O Grupo BNP Paribas acredita que, por pertencer a um ramo de atividade central na economia, deve ser um agente do desenvolvimento sustentável.

A visão da Responsabilidade Social Corporativa do BNP Paribas se baseia em quatro pilares: a responsabilidade econômica, a responsabilidade social, a responsabilidade cívica e a responsabilidade ambiental. Estes 4 pilares resultam em 12 compromissos assumidos pelo Grupo:

 
​​
​Clique na imagem para expandí-la

 
Esta visão foi definida por meio da Carta de Responsabilidade BNP Paribas, assinada pelo Presidente do Conselho de Administração e pelo Presidente Executivo do BNP Paribas (BNP Paribas Charter, disponível neste link).

Para efetivar estes compromissos, o Grupo dispõe de uma área dedicada à Responsabilidade Social Corporativa e de uma rede de correspondentes atuando nas diversas unidades de negócio ao redor do mundo. Mais detalhes no site do Grupo (em Inglês).

Política de Responsabilidade Socioambiental no BNP Paribas Brasil

Desde Julho 2015, o BNP Paribas Brasil possui uma Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), que adequa a visão e as políticas de Responsabilidade Social Corporativa já presentes no Grupo às especificidades brasileiras. Em particular, esta PRSA atende aos requisitos da Resolução 4.327/2014 do Conselho Monetário Nacional brasileiro.
 
Resultado de um processo participativo amplo, nossa PRSA detalha os objetivos, princípios e diretrizes de natureza socioambiental que devem ser respeitados nas operações financeiras e nas atividades da instituição com relação a:
 
  • a governança das questões socioambientais
  • a relação com as partes interessadas
  • a avaliação e a gestão do risco socioambiental das atividades e dos negócios da instituição no Brasil




 
Governança da PRSA

Dever de todos os funcionários e de todas as áreas do BNP Paribas Brasil, a implementação da PRSA conta com uma participação maior das seguintes áreas: Responsabilidade Social Corporativa, Áreas de Negócios, Compliance, Supervisão do Controle Permanente Operacional, Risco de Crédito, Departamento Jurídico, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação e Operações. As missões delas são detalhadas no documento da PRSA.

O BNP Paribas Brasil possui também um Comitê de Responsabilidade Socioambiental (CRSA). Este Comitê se reúne periodicamente para monitorar e avaliar as ações da PRSA, e propor ajustes e melhorias. O CRSA olha em particular para as práticas de gerenciamento do risco socioambiental presente nas operações financeiras e nas atividades da instituição, e para as mudanças legais, regulamentares e de mercado sobre assuntos socioambientais.

Relação com as partes interessadas
 
As partes interessadas do Grupo BNP Paribas incluem clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, sindicatos e ONGs. Os interesses destas partes não são sempre alinhados. Por elas terem pontos de vista diferentes, o Grupo BNP Paribas se compromete a ouvir e dialogar com as suas partes interessadas de maneira ética.
Localmente, o BNP Paribas Brasil disponibiliza canais de comunicação específicos para os clientes (Fale Consoco e Ouvidoria​) e se relaciona regularmente com as diversas partes interessadas.

Acesse as outras páginas