Logon

Assessoria de imprensa

14/02/2020 - BNP Paribas
La Fabrique: Inovação

La Fabrique é lançado no Brasil para intensificar aceleração de startups por gigantes francesas

São Paulo, 14 de fevereiro de 2020 – Em uma iniciativa inédita, o Grupo BNP Paribas, Carrefour, Edenred e Ingenico, líderes nos segmentos de corporate banking, varejo, soluções transacionais e soluções de pagamento, respectivamente, inauguram nesta sexta-feira (14), o La Fabrique. O mais novo centro de inovação de São Paulo tem como objetivo promover investimentos e acelerar empresas, startups e projetos de desenvolvimento e tecnologia no Brasil.

Inicialmente, o La Fabrique contará com 122 posições para receber os parceiros das quatro gigantes francesas. O espaço dedicado ao La Fabrique dentro do State – o maior hub independente de inovação e economia criativa do Brasil e um dos maiores da América Latina – será de, pelo menos, mil metros quadrados e a parceria terá duração mínima de três anos. O local, que abrigará também palestras e eventos, será compartilhado por essas companhias e por startups que estejam dentro de suas áreas de interesse.

O espaço do La Fabrique contará com um squad para cada uma das quatro empresas investidoras e com uma área compartilhada, a fim de favorecer as interconexões do ecossistema. A concretização do projeto é fundamental para que as gigantes francesas possam fomentar o ecossistema, apoiar as startups e construir parcerias de negócio com o objetivo de se reinventarem e manterem o protagonismo da atuação global, ao mesmo tempo em que lançam luz às iniciativas de inovação locais.

Para Sandrine Ferdane, CEO do BNP Paribas Brasil, o La Fabrique é uma oportunidade para ampliar a cultura de inovação nas empresas e ajudar a ganhar eficiência. "A cooperação com startups desenvolve e gera negócios, e atrai talentos. Cada vez mais precisamos estar atentos ao mercado tecnológico e por isso decidimos investir nesse projeto", explica.

"A iniciativa fomenta o processo de criação na implementação de ideias inovadoras em todo o ecossistema do Grupo Carrefour Brasil. Dessa forma, unimos a expertise de negócio e a maturidade de mercado dessas quatro grandes empresas com o frescor do conhecimento em inovação das startups, que vêm desenvolvendo novas soluções e serviços para contribuir cada dia mais com o mercado brasileiro", afirma Paula Cardoso, CEO do Carrefour eBusiness Brasil.

"Com 150 milhões de euros investidos em inovação pelo nosso Grupo, a inovação não apenas está em nosso DNA, como ultrapassa nossos muros de múltiplas formas, como no programa de Open Innovation, desafios com universitários, forte programa de cultura de inovação internamente, entre outros. Há dois anos, trabalhamos para viabilizar o La Fabrique, fortalecendo as iniciativas de empresas francesas presentes no Brasil de modo a contribuir positivamente para o desenvolvimento do País. A concretização do projeto é fundamental para que as quatro empresas investidoras possam fomentar o ecossistema, apoiar as startups e construir parcerias de negócio a fim de se reinventarem e manter o protagonismo da atuação global ao mesmo tempo em que lançam luz às iniciativas de inovação locais", diz Gilles Coccoli, Chief Operating Officer (COO) Américas da Edenred.

De acordo com Helcio Beninatto, CEO da Ingenico para a América Latina, o La Fabrique será o braço de inovação da Ingenico no Brasil e faz parte do plano estratégico da companhia. "Nosso mercado passa por um importante momento de transformação digital e queremos oferecer cada vez mais soluções de pagamento seguras e diferenciadas aos nossos parceiros e clientes. Contar com a estrutura do La Fabrique é estar na vanguarda do setor e a oportunidade de nos aproximarmos do ecossistema de fintechs e startups para alavancar a área de meios de pagamentos", destaca.

 

Inauguração do State

O La Fabrique ficará abrigado no State, novo hub independente de inovação da cidade de São Paulo que nasce com o propósito de abrigar as áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas, conectando-as com universidades e startups com soluções para indústria 4.0, indústria criativa, mobilidade urbana, deep tech e hard science.

O espaço, instalado em uma área de 20 mil metros quadrados, que nos anos 40 abrigou uma indústria metalúrgica, fica na região da Vila Leopoldina, na zona oeste da capital paulista, e tem como referências grandes complexos mundiais de inovação, como Station F (Paris), New Lab (NY), FActory (Berlim) e La Nave (Madri).

O local foi escolhido para que o La Fabrique seja parte integrante de um ecossistema que permite o relacionamento e troca de experiência com outros players que têm o mesmo objetivo de desenvolver soluções e tecnologia para as necessidades das companhias brasileiras.

Sobre o La Fabrique

Formado pelas gigantes francesas BNP Paribas, Carrefour, Edenred e Ingenico, o La Fabrique é um centro de inovação que tem como missão investir e acelerar empresas, startups e projetos de desenvolvimento e tecnologia no Brasil. Em parceria inédita, as companhias, líderes em seus respectivos segmentos, unem forças para fomentar o grande potencial brasileiro de inovação e empreendedorismo no State, novo hub independente de inovação da cidade de São Paulo, escolhido para abrigar a iniciativa.

Compartilhar