Sign In
Compromissos Socioambientais
​O Grupo BNP Paribas adotou vários compromissos no âmbito da sua Responsabilidade Social Corporativa.

Em particular, o BNP Paribas tem um Compromisso com o Meio Ambiente (BNP Paribas Commitment for the Environment) e um Posicionamento sobre Direitos Humanos (Statement of BNP Paribas on Human Rights).

Além disso, o Grupo é membro do Pacto Global da ONU e é signatário dos Princípios para o Investimento Responsável da ONU (UN PRI) e dos Princípios do Equador.

Para saber mais sobre os compromissos do Grupo BNP Paribas, visite este link (em inglês).

Políticas Setoriais

Certos setores econômicos apresentam desafios socioambientais maiores. Para enquadrar seu apoio a estes setores, o Grupo BNP Paribas elaborou políticas específicas. São elas, hoje:
  • Defesa
  • Óleo de Palma e Polpa de Madeira
  • Energia Nuclear
  • Geração de Energia a Carvão
  • Produtos Alimentares Essenciais
  • Areias Petrolíferas
  • Mineração
Estas políticas foram elaboradas após consulta com várias partes interessadas, incluindo peritos independentes, clientes, ONGs, etc.

Para suas operações com clientes, o Banco BNP Paribas Brasil integra estas políticas nas suas decisões, aplicando os critérios ambientais, sociais e de governança listados nelas, em complemento aos critérios de avaliação do desempenho econômico.

Foi também elaborada uma lista de bens com os quais o Grupo proíbe qualquer operação (amianto, armas controversas, PCBs, etc.). Esta lista foi construída com base em tratados internacionais, leis, regulamentações e decretos regulamentando a produção e o comércio destes bens.

Confira as nossas políticas setoriais e a lista de bens excluídos neste link.

Princípios do Equador

Desde 2008, o Grupo BNP Paribas é signatário dos Princípios do Equador (Equator Principles ou EPs em Inglês). Iniciativa internacional do setor financeiro, estes Princípios oferecem um processo para identificar, avaliar e gerenciar os impactos sociais e ambientais de projetos assessorados ou financiados. Este processo inclui uma série de etapas e integra os Padrões de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental da Corporação Financeira Internacional (International Finance Corporation ou IFC em Inglês) e as Diretrizes de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Grupo Banco Mundial. Para saber mais sobre os Princípios do Equador, acesse este link.

Investimentos

A BNP Paribas Asset Management é signatária desde 2006 dos Princípios para o
Investimento Responsável da ONU (UN PRI). Assim sendo, o Grupo inclui requisitos ambientais, sociais e de governança nos seus investimentos.

Desde 2014, o Grupo adotou uma Política de Investimento Responsável (BNP Paribas Investment Partners Responsible Investment Policy, disponível neste
link). Esta Política detalha os compromissos assumidos pelo BNP Paribas na gestão de ativos. Em particular, as empresas investidas devem respeitar os 10 princípios do Pacto Global da ONU além de critérios das nossas políticas setoriais.

Fornecedores

Para garantir que seus fornecedores respeitem seus compromissos com Direitos Humanos, o Grupo BNP Paribas elaborou em 2012 uma Carta de Responsabilidade Social Corporativa dos Forneced​​​ores (BNP Paribas Suppliers’ CSR Charter, disponível neste link). Assumindo este compromisso, o BNP Paribas Brasil avalia e seleciona seus fornecedores, inclusive sobre questões socioambientais.

Acesse as outras páginas


​​​Política de​ Responsabilidade Social

Projetos Sociais e Voluntariado